RES—
TAURO

  • Depois de quase dois anos em restauro, o museu Casa das Rosas reabre as suas portas: agora você pode conhecer o edifício com suas características originais. Um dos focos do restauro foi a reparação de problemas identificados na estrutura física do imóvel, como rachaduras, infiltrações e melhoria nos sistemas elétricos e hidráulicos. 

  • Um detalhe que chama bastante a atenção é a recuperação da aparência original de diversos elementos da Casa. Entre eles, destacam-se as gárgulas (esculturas no alto de edificações), sendo que algumas foram totalmente refeitas, os papéis de parede e os adornos metálicos, como as peças decorativas utilizadas para cobrir os aquecedores utilizados em toda a edificação, que foram recuperados e polidos. 

  • Para promover ampla acessibilidade, foram realizadas diversas adequações. O banheiro do térreo da antiga residência foi adaptado para pessoas com mobilidade reduzida; foi instalado piso podotátil ao longo dos ambientes, assim como corrimãos duplos de metal, com placas contendo inscrição em Braille nas escadas, além de sinalização nos pisos para pessoas com baixa visão.

  • Também foi projetada e instalada uma rampa de acesso ao Museu, em total harmonia com o conjunto, localizada ao lado da entrada principal de público. O investimento de R$ 4,2 milhões foi custeado pelo Governo do Estado de São Paulo; a obra foi executada pela empresa Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, e a gestão do espaço é feita pela Poiesis..